Cidade baixa: Uma verdadeira galeria à ceu aberto

Andar pela Cidade Baixa é fazer um Tour pela Arte Urbana. Através de um projeto de revitalização do bairro chamado Cidade Baixa Arte Urbana, desde 2018, andar pelas ruas da CB se transformou num Tour Cultural de muita expressividade contada através das intervenções artísticas, principalmente através da arte dos grafites. Entre preconceitos e poucos incentivos, artistas tiram o cinza dos centros urbanos da capital, trazendo muita vida, sentimento e cores através de uma manifestação que dialoga com as ruas, avenidas, passarelas, ciclovias, paradas de ônibus, lixeiras, fachadas e bueiros.


Há muitos eventos de grafitagem em Porto Alegre, grande parte organizada pelos próprios grafiteiros, e muitos artistas se reúnem em coletivos – chamados crews -, para unir forças dentro da arte urbana. Recentemente também o projeto Arte Salva presenteia a capital gaúcha e o centro histórico com um Circuito de Murais Pintados por Artistas Visuais, convidando os gaúchos que circulam pela região a olharem para as alturas.


Valorizar a Arte Pública é celebrar toda a diversidade que constrói a cidade, assim como estimular o acesso democrático e universal à Cultura e Arte.


Por isso, nós da My Way e Century Park Living não poderíamos deixar de apoiar esse importante movimento cultural para cidade.


Vocês já viram que a nossa fachada está de cara nova? Super vibrante e com toda a energia maravilhosa do artista Jotapê Pax é que queremos receber e presentear os nossos colivers – sejam os que vêm para passar um mês, uma vida inteira ou apenas um final de semana – e ainda todos aqueles que transitam pela nossa querida CB.


Sobre o @jotapepax:


Jotapê se inspira na iconografia Africana, arte primitiva e pinturas Egípcias. Influenciado pelo graffiti, intervenções urbanas e HQ, vem desenvolvendo um trabalho de arte muito autoral. Sua característica são os personagens que variam entre guerreiros nômades, mulheres e animais. Participou de Festivais Internacionais na Grécia, França e Chile, e já espalhou sua arte no Canadá, Tailândia, Peru, Espanha e Lituânia e recentemente foi convidado para a Bienal do Graffiti Fine Art em São Paulo.


Assim como o Jotapê, temos diversos outros artistas colorindo as fachadas da redondeza.


Fizemos um rápido Tour pela CB e compartilhamos aqui recortes de grafites para deixar com vocês instigados a virem conhecer pessoalmente, tirarem suas próprias fotos e interagirem com a arte urbana da cidade: da nossa querida musa do samba Elza Soares até Ninkasi, deusa da cerveja, serão muitas as figuras emblemáticas e ilustrações vibrantes que vocês poderão admirar pelo bairro.

E aí? Reconhece algum desses locais do bairro? E traço dos artistas? Consegue identificar algum?


Aguardem que, logo mais, teremos outra novidade envolvendo esse universo lindo da arte urbana na My Way e Century Park Living.


Fotografia: Lu Camaratta

Compare